Com o stand “Integração Pelas Águas”, CEIVAP e parceiros marcaram presença no maior evento da área de gestão hídrica no Brasil
Anualmente, os principais atores do sistema de gestão hídrica se reúnem para o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB).
Organizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), o evento é espaço de intercâmbio de ideias, a troca de experiências e o alinhamento de expectativas, possibilitando que os Comitês identifiquem as oportunidades e desafios para promover a gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada.
Com o intuito de promover o fortalecimento e o aperfeiçoamento da gestão integrada em bacias hidrográficas, o CEIVAP, representado por sua diretoria colegiada e membros, esteve presente na 24ª edição do ENCOB, o maior evento de águas do Brasil. Com o tema central “Gestão da Água: Responsabilidade de todos”, o Encontro reuniu quase dois mil participantes, do dia 22 a 26 de agosto, no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu/PR.
O CEIVAP, o Comitê Guandu, os Comitês Piabanha, Médio Paraíba do Sul, Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, Comitês da Baía de Guanabara e da Baía da Ilha Grande, e a AGEVAP (secretaria executiva de todos) se uniram, em mais uma edição do evento, no estande temático “Integração pelas Águas”, para diálogos e rodas de conversa sobre saneamento básico, restauração florestal, educação ambiental, entre outros temas. A arena do ENCOB também deu espaço para discussões e troca de experiências entre os mais diversos segmentos do sistema.
A presidente do CEIVAP, também secretária de estado de meio ambiente e desenvolvimento sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho, compôs a mesa da cerimônia de abertura do ENCOB. Na oportunidade, destacou a importância do encontro dos comitês para o fortalecimento dos mesmos na gestão de recursos hídricos. “Este é o momento para fazermos uma avaliação de qual caminho precisamos percorrer para que, de fato, a agenda de gestão hídrica possa ser prioritária”, pontuou.
Durante sua participação no evento, o secretário do Comitê, João Gomes, apresentou um case de sucesso e resiliência na bacia do Paraíba, relatando aspetos do gerenciamento da crise hídrica de 2014 a 2016. Integrando também a programação do evento, o vice-presidente do CEIVAP, Luiz Roberto Barretti, apresentou o panorama do Programa de Tratamento de Águas Residuárias (PROTRATAR) na arena.
Lançamento do “Mulheres Pela Água 2”
Escrito por 49 mulheres que atuam na área de recursos hídricos no Brasil, a segunda edição do livro “Mulheres pela Água” foi lançada no dia 23 de agosto, em uma cerimônia durante o ENCOB.
O livro é uma realização da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), que visa evidenciar ainda mais a participação feminina nos processos que envolvem a gestão da água no país. Um dos principais objetivos da publicação é relatar, através de artigos e depoimentos, a inserção estratégica e propositiva das mulheres no sistema. Mulheres Pela Água 2 traz em suas páginas histórias de representantes que já passaram e ainda fazem parte do CEIVAP.
A publicação conta com o apoio CEIVAP, da AGEVAP, da Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiai (Agência PCJ), Comitês PCJ, Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT), Comitê Alto Tietê, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e Agência Peixe Vivo.
Planos de recursos hídricos em pauta
Como parte da programação do evento, no dia 24 de agosto, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) reuniu representantes de comitês de bacias hidrográficas e órgãos gestores estaduais de recursos hídricos, para tratar assuntos inerentes aos planos integrados de recursos hídricos.
A diretora Ana Carolina Argolo e os superintendentes Flávio Tröger, Humberto Gonçalves e Tibério Pinheiro participaram da reunião, que permitiu o intercâmbio de informações sobre a elaboração, revisão e implementação de planos integrados de recursos hídricos entre a ANA e os comitês presentes, como o do Paranapanema (CBH Paranapanema); Paraíba do Sul (CEIVAP); São Francisco (CBHSF); e Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ).
Na ocasião, o CEIVAP, representado por sua diretoria, apresentou o processo de atualização e aprovação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS). Resultado de uma construção conjunta e participativa, o Plano retrata a atual situação da bacia, os cenários e especificidades de cada região hidrográfica, prevendo operacionalização de 35 programas e 94 ações para um horizonte de 15 anos.
voltar