Ed.136 | 28 de fevereiro de 2022

Projetos

Programa Mananciais inicia atividades na Microbacia do Rio Vieira

Dando continuidade ao Programa Mananciais, foram iniciadas as ações para elaboração do Projeto de Incremento Participativo de Serviços Ambientais (PRISMA) na Microbacia do Rio Vieira, na cidade de Teresópolis/RJ. Estão envolvidos no projeto, a secretaria do Programa, composta pela AGEVAP e a empresa Água e Solo, os parceiros representantes do Comitê Piabanha e Emater.

Idealizado no âmbito do CEIVAP, Programa Mananciais consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Seu principal objetivo é proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia. Isso de forma inclusiva e participativa, garantindo o bem-estar humano, a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas associados à água a médio e longo prazo

Entre as atividades já contempladas na microbacia do Rio Vieira, estão: Realização de reuniões de alinhamento com os parceiros locais; elaboração de plano de trabalho e cronograma de elaboração do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) da microbacia; realização de visita técnica de reconhecimento do local; realização de reunião para divulgação do Programa Mananciais e definição de estratégia operacional para a elaboração do PRISMA.

Andamento do Programa

No âmbito do Programa, já foram finalizados três PRISMAs: Microbacia de Barracão dos Mendes (CBH R2R); microbacia do Alto curso do rio Vermelho (CBH PS); microbacia do Alto curso do rio das Flores (CBH MPS), dos quais podem ser destacadas as seguintes demandas e intervenções:

  • Isolamento de APPs de nascentes e cursos hídricos – construção de aproximadamente 22 mil metros de cercas e aceiros
  • Saneamento rural – instalação de 135 unidades de tratamento de efluentes domésticos
  • Uso racional da água na irrigação – instalação de 61 kits de irrigação por microaspersão e gotejamento
  • Sistemas Agroflorestais – implantação de SAFs em 14 propriedades
  • Capacitação – capacitação de 400 produtores rurais
  • Melhoria de estradas rurais vicinais – recuperação e manutenção de 10 km de trechos críticos de estradas rurais vicinais

Para mais informações, clique aqui.


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Bumerangue Produções e Eventos