A- A+

Notícias

Gestão de Recursos Hídricos
30-11-2021

ANA solicita prorrogação do limite de Funil

Noticia

Crédito: Frunas

A Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) solicitou a prorrogação do limite mínimo de volume útil do reservatório de Funil em 20% até o dia 31 de dezembro de 2021. A solicitação foi feita aos órgãos gestores estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por meio de um ofício enviado no último dia 16.

Fruto de um pedido do Grupo de Assessoramento à Operação do Sistema Hidráulico Paraíba do Sul – GAOPS, a prorrogação terá caráter temporário e permitirá maior flexibilidade operacional ao Operador Nacional do Sistema Elétrico, no sentido de preservar o armazenamento dos reservatórios de cabeceira.

As condições de operação do Sistema Hidráulico do Paraíba do Sul foram estabelecidas na Resolução Conjunta Nº 1.382/2015. O documento autoriza a ANA, desde que devidamente justificado e com a anuência dos órgãos gestores de recursos hídricos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a rever os limites mínimos de volume útil, ordem e estágios de deplecionamento, por meio de comunicado.

GAOPS

Criado em 2015, o Grupo de Assessoramento à Operação do Sistema Hidráulico Paraíba do Sul (GAOPS) é responsável por realizar o acompanhamento permanente da operação do Sistema Hidráulico Paraíba do Sul, a fim de possibilitar o cumprimento das condições de operação estabelecidas e propor soluções alternativas aos órgãos gestores em situações não previstas pelas condições gerais estabelecidas. O GAOPS é composto por representantes da ANA, DAEE, IGAM, INEA, ONES e CEIVAP, os quais se reúnem mensalmente.

Voltar ao topo

VOLTAR PARA O TOPO