IMPRENSA
Releases
19-09-2023
CEIVAP participa da 21ª Primavera do Rio Paraíba do Sul
Casa da Cultura da Areias/SP
De 20 a 23 de agosto, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) marcará presença na 21ª edição da Primavera do Rio Paraíba do Sul. A Festa da Primavera é um evento tradicional, realizado anualmente, na cidade de Areias/SP, onde está localizada a nascente do rio Paraíba. Neste ano, além das atividades culturais previstas, há uma programação com palestras, oficinas sobre ações e projetos na bacia do Paraíba do Sul e visitas técnicas.
A Primavera do Rio Paraíba do Sul pretende reunir a comunidade local, autoridades, especialistas em recursos hídricos e ambientalistas, promovendo a oportunidade de aprender, discutir e celebrar as riquezas e desafios associados a esse rio vital que atravessa os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O evento contará com uma programação diversificada, incluindo palestras, mesas redondas, exposições, visitas técnicas e atividades ao ar livre. Os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a gestão sustentável da água, a conservação dos ecossistemas aquáticos e as iniciativas em andamento para proteger o Rio Paraíba do Sul.
O CEIVAP, como apoiador da iniciativa, estará na abertura (20/9), representado por sua diretoria colegiada. No dia seguinte, os técnicos da AGEVAP - Secretaria executiva do Comitê, responsáveis pelo Programa de Investimento em Serviços Ambientais para a Conservação e Recuperação de bacias hidrográficas (Programa Mananciais) irão apresentar os aspectos e resultados da inciativa na porção paulista da bacia. E ainda no dia 21, haverá uma visita técnica ao local contemplado pelo Programa, na cidade de Areias/SP.
Já
no dia 22, instituído oficialmente o Dia do Rio Paraíba do Sul, o CEIVAP participa
da coordenação e mediação da “Oficina de Planejamento para Integração de
Projetos e Programas”, a fim de incentivar a criação de um Plano de Ações
Integradas Pró Desenvolvimento Sustentável Regional e buscar soluções sustentáveis
para os desafios enfrentados na bacia.
VOLTAR PARA O TOPO