A- A+

ESTUDOS ESTRATÉGICOS

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica o Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) atuou, ao longo dos últimos anos, na atualização do seu Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS). No processo de complementação e finalização do PIRH-PS foi realizada a consolidação do diagnóstico e prognóstico da bacia, além da proposição de diretrizes e ações concretas para a resolução dos problemas, lacunas e deficiências detectados durante a elaboração do plano.

Para o adequado gerenciamento dos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica, é fundamental ter o perfeito conhecimento da disponibilidade hídrica, das demandas e do balanço hídrico na bacia. Sendo assim, no âmbito dos estudos de elaboração do PIRH-PS, verificou-se a necessidade de refinamento e atualização dos seguintes estudos.

Os referidos estudos foram definidos como estudos estratégicos do CEIVAP, devido sua importância na construção de uma base técnica adequada para a implementação de diversas ações do plano, bem como na tomada de decisão dos gestores de recursos hídricos. Como exemplo, podemos citar as ações: “Estudar e propor a criação de Unidades Especiais de Gestão (UEGs) para a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul e definir as necessidades de manejo diferenciado e possíveis restrições de uso para cada UEG” e “Realizar estudo de alternativas para o equacionamento de problemas de balanço hídrico qualiquantitativo, a exemplo de: novos barramentos, realocação de pontos de captação e lançamento e transposições internas na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul”.

Além disso, os estudos supracitados irão avaliar o efeito das mudanças climáticas na disponibilidade e balanço hídrico, fomentando discussões fundamentais para a bacia, especialmente, considerando a crescente frequência de eventos críticos de secas e inundações.

Atualmente os estudos estratégicos do CEIVAP encontram-se contratados e em andamento. Os produtos aprovados podem ser acessados abaixo.

Elaboração de estudo de refinamento das disponibilidades hídricas na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (EDH-PS)

P0 – Plano de trabalho
P1 – Levantamento de dados e definição de metodologia
P2 - Análise de consistência das séries de vazões e precipitações e base de dados das séries consistidas
P3 – Seleção do conjunto de estações a serem utilizadas na regionalização das vazões
P4 – Estimativas das disponibilidades hídricas na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul Produto
P5 – Avaliação do impacto das mudanças climáticas na disponibilidade hídrica
P6 – Relatório final
P7 – Banco de dados consolidado, manual de utilização e capacitação

Elaboração de estudo de atualização do quadro de demandas hídricas e atualização dos balanços hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (EDBH-PS)

P0 – Plano de trabalho e mobilização consolidado
P1 – Articulação e consolidação de dados secundários
P2 – Mobilização, contatos técnicos, validação e consolidação de dados primários
P3 – Quadro das demandas hídricas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul atual e futuro
P4 – Relatório do balanço hídrico quantitativo e qualitativo da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul
P5 – Avaliação dos impactos dos cenários de alteração das regras operativas das usinas hidroelétricas (UHE’s) existentes na bacia
P6 – Avaliação do impacto econômico e social e do impacto das mudanças climáticas no balanço hídrico
P7 – Relatório final e banco de dados consolidado