ESTUDOS ESTRATÉGICOS
Estudos estratégicos
O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – CEIVAP atuou nos últimos anos na atualização do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS). Este plano é um documento que organiza e orienta as ações direcionadas à bacia do Rio Paraíba do Sul. Durante a complementação e finalização do PIRH-PS, foram consolidados o diagnóstico e prognóstico da bacia, além da proposição de diretrizes e ações concretas para resolver os problemas, lacunas e deficiências identificados ao longo da elaboração do plano. Com isso, o CEIVAP reconheceu a necessidade de refinamento e atualização dos estudos estratégicos realizados.
Os estudos estratégicos
Para o adequado gerenciamento dos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica, é fundamental ter máximo conhecimento da disponibilidade hídrica, das demandas e do balanço hídrico. Sendo assim, para guiar a elaboração do PIRH-PS, o comitê contratou o Estudo de Refinamento das Disponibilidades Hídricas (EDH-PS) e o Estudo de Atualização do Quadro de Demandas Hídricas e Balanços Hídricos (EDBH-PS).
Os referidos estudos foram definidos como estudos estratégicos do CEIVAP, devido sua importância na construção de uma base técnica adequada para a implementação de diversas ações do plano, bem como na tomada de decisão dos gestores de recursos hídricos. Como exemplo, podemos citar as ações: “Estudar e propor a criação de Unidades Especiais de Gestão (UEGs) para a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul e definir as necessidades de manejo diferenciado e possíveis restrições de uso para cada UEG” e “Realizar estudo de alternativas para o equacionamento de problemas de balanço hídrico qualiquantitativo, a exemplo de: novos barramentos, realocação de pontos de captação e lançamento e transposições internas na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul”.
Além disso, os estudos supracitados irão avaliar o efeito das mudanças climáticas na disponibilidade e balanço hídrico, fomentando discussões fundamentais para a bacia, especialmente, considerando a crescente frequência de eventos críticos de secas e inundações.
Estudo de Refinamento das Disponibilidades Hídricas (EDH-PS)
O EDH-PS é um estudo sobre a quantidade de água disponível na bacia do Paraíba do Sul. Esse estudo ajuda a entender melhor como a água está distribuída, onde há maior oferta e onde a disponibilidade é mais limitada.
Estudo de Atualização do Quadro de Demandas Hídricas e Balanços Hídricos (EDBH-PS)
O EDBH-PS analisa as necessidades de água de cada setor e compara com o total disponível, formando o balanço hídrico. Esse balanço mostra o quanto de água está sendo ou será utilizada, quanto está disponível e se existe áreas mais críticas.
Ações Futuras
Uma das ações derivadas dos Estudos Estratégicos será a proposição de Unidades Especiais de Gestão (UEGs), áreas específicas dentro da bacia que terão um manejo diferenciado da água. Essas UEGs poderão ser criadas, por exemplo, para garantir um uso mais controlado em locais com alta demanda ou em regiões com baixa disponibilidade de água. Assim, cada unidade poderá ter regras específicas.
Outra ação futura será estudar alternativas para melhorar o balanço hídrico da bacia. Algumas dessas alternativas incluem a análise de barramentos para armazenar água, a mudança de pontos de captação (onde a água é retirada) para locais mais estratégicos, ou até mesmo transposições de água dentro da bacia. Essas proposições podem contribuir para equilibrar a distribuição da água, garantindo que as regiões com maior necessidade de recursos hídricos possam ser atendidas.
Atualmente os estudos estratégicos do CEIVAP encontram-se contratados e em andamento. Os produtos aprovados podem ser acessados abaixo.