|
Os membros do Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio Paraíba do Sul para atuação conjunta com o Comitê da Bacia do Rio Guandu (GTAOH), que é parte da estrutura do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), fizeram sua primeira reunião do ano no dia 10 de maio. O encontro pôs em contato, por videoconferência, as sedes do CEIVAP, em Resende/RJ, da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília/DF, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Rio de Janeiro/RJ, da FIRJAN, em Campos dos Goytacazes/RJ, e do CBH-PS/DAEE, em Taubaté/SP.
O representante do ONS, Paulo Diniz, apresentou uma análise da operação hidráulica na bacia do rio Paraíba do Sul no período de cheias e as perspectivas para o período de estiagem em 2017. Foi aprovado o aumento da vazão defluente da Usina de Santa Branca para a realização do evento Eco Boia, no dia 12 de novembro, e a empresa PSR apresentou o modelo WEAP (Water Evaluation and Planning System) aplicado ao sistema hidráulico da bacia do rio Paraíba do Sul.
A próxima reunião deverá ocorrer entre o fim de outubro e início de novembro, para coincidir com o período chuvoso na bacia.
|
|