Ed.144 | 31 de outubro de 2022

Projetos

Plano de Gerenciamento de Risco da bacia foi consolidado

Na última reunião do Grupo de Trabalho para Acompanhamento da Elaboração do Plano de Gerenciamento de Risco da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (GTPGR) do CEIVAP, realizada no dia 10 de outubro, foi apresentado o relatório consolidado do Plano de Gerenciamento de Risco (PGR), elaborado pelo Consórcio Nippon / Regea. O Comitê disponibilizou cerca de R$ 1,6 milhões para a elaboração do PGR.

O Plano se destaca como forma moderna e efetiva de minimizar os impactos negativos decorrentes de eventos críticos sobre os recursos hídricos da bacia, com a intenção de preparar a sociedade quanto a esses impactos, reduzindo suas repercussões sociais, econômicas e ambientais.

Os estudos contemplados no Plano são: Interface com ferramentas e procedimentos existentes; análise de eventos críticos e probabilidade de ocorrência; dimensionamento dos impactos e definição de áreas de ocorrência; matriz de probabilidade de ocorrência; plano de contingência com a definição de estratégias e procedimentos para mitigação dos impactos provocados pela ocorrência dos eventos críticos; matriz de responsabilidade; e o plano de gerenciamento de risco consolidado, apresentado na ocasião.

De acordo com o que foi apresentado durante a reunião do GT, os próximos passos são encaminhar o PGR consolidado a plenária do Comitê, para posterior implementação das ações e preparação para as contingências; pactuação com os atores responsáveis; acompanhamento da implementação; e, monitoramento dos resultados.


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Bumerangue Produções e Eventos