Ed.144 | 31 de outubro de 2022

Gestão Hídrica no Brasil

ANA lança novo portal do novo SNISB

Novo SNISB foi estruturado para facilitar o acesso dos usuários aos dados de mais de 23 mil barragens espalhadas pelo Brasil

Desde 4 de outubro, está disponível para a população o novo Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), que pode ser acessado em: www.snisb.gov.br. Com foco na experiência dos usuários da plataforma, o SNISB foi remodelado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para facilitar o acesso e dar transparência às informações disponíveis sobre mais de 23 mil barragens cadastradas.

Com o novo SNISB, é possível consultar os principais dados sobre essas estruturas, como o nível de perigo, a Categoria de Risco (CRI), o Dano Potencial Associado (DPA), o respectivo órgão fiscalizador de sua segurança, entre outras. O usuário da ferramenta também poderá acompanhar atualizações sobre barragens de interesse, saber os contatos das 33 instituições fiscalizadoras, visualizar didaticamente o quadro das barragens no Brasil e acessar publicações de referência sobre a temática – como o Relatório de Segurança de Barragens (RSB).

Nesse sentido, o novo SNISB teve seu layout repaginado para ser mais intuitivo e teve sua performance melhorada para que o acesso aos dados das mais de 23 mil barragens seja mais rápido. Além disso, as mudanças foram implementadas para traduzir a segurança de barragens para qualquer pessoa que acesse o Sistema, que é uma referência de dados sobre a temática, apresentando informações mais detalhadas e consolidadas.

No processo de tornar o SNISB mais didático e acessível, a ANA realizou a pesquisa Interação Humano-Dados. Com isso, pessoas que nunca tinham utilizado o Sistema indicaram os pontos em que tiveram dificuldade para acessar dados sobre barragens na plataforma. Essa visão contribuiu para a reestruturação do novo SNISB.

Com informações da ANA


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Bumerangue Produções e Eventos