Ed.142 | 31 de agosto de 2022

Gestão Hídrica Brasil

ANA discute planos de bacia com comitês interestaduais

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) se encontrou com representantes de comitês de bacias hidrográficas interestaduais e de seus afluentes, além de órgãos gestores estaduais de recursos hídricos, no dia 24 de agosto, durante o 24º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), em Foz do Iguaçu (PR). A reunião abordou a questão dos planos integrados de recursos hídricos, que consolidam o planejamento integrado das ações relacionadas ao uso das águas de rios de domínio da União (interestaduais e transfronteiriços) conjuntamente com seus afluentes estaduais.

A diretora Ana Carolina Argolo e os superintendentes Flávio Tröger, Humberto Gonçalves e Tibério Pinheiro participaram da reunião, que permitiu o intercâmbio de informações sobre a elaboração, revisão e implementação de planos integrados de recursos hídricos entre a ANA e os comitês presentes, como o do Paranapanema (CBH Paranapanema); Paraíba do Sul (CEIVAP); São Francisco (CBHSF); e Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ).

CEIVAP e experiências com o PIRH-PS
Na ocasião, o CEIVAP foi representado por sua diretoria, composta pela presidente, Marília Carvalho, vice-presidente, Luiz Roberto Barretti, e pelo secretário, João Gomes, para apresentar o processo de atualização e aprovação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS). Resultado de uma construção conjunta e participativa, o Plano retrata a atual situação da bacia, os cenários e especificidades de cada região hidrográfica, prevendo operacionalização de 35 programas e 94 ações para um horizonte de 15 anos.

Com informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Bumerangue Produções e Eventos