Ed.141 | 29 de julho de 2022

Projetos

Programa Mananciais totaliza cinco PRISMAS elaborados

De sete microbacias contempladas na área da bacia do Paraíba do Sul, o Programa Mananciais do CEIVAP já consolidou a elaboração de cinco Projetos Participativos de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo (PRISMAs): Barracão dos Mendes (CBH R2R); Alto curso do rio Vermelho (CBH PS); Alto curso do rio das Flores (CBH MPS); Rio Vieira (CBH Piabanha) e; Microbacia do Baixo rio Preto (CBH BPSI).

Juntos, estes PRISMAs resultarão no isolamento de APPs de nascentes e cursos hídricos com a construção de aproximadamente 48 mil metros de cercas e aceiros, na instalação de 173 unidades de tratamento de efluentes domésticos, instalação de 69 kits de irrigação por microaspersão e gotejamento, na implantação de SAFs em 16 propriedades, na capacitação de 660 produtores(as) rurais, na melhoria de estradas rurais vicinais com a recuperação e manutenção de 16 km de trechos críticos de estradas rurais vicinais, na recuperação e manejo de pastagens com o controle de processos erosivos, e melhoria da pastagem e melhoria do sistema de manejo em 37 hectares.

Os PRISMAs já elaborados estão em fase de contratação das obras de intervenção, já tendo sido contratada a empresa gerenciadora de obras para as microbacias de Barracão dos Mendes, Alto curso do rio Vermelho e Alto curso do rio das Flores. Também já houve a contratação da empresa executora das obras de tratamento de efluentes domésticos na microbacia de Barracão dos Mendes.

As tratativas iniciais para a elaboração do PRSIMA da microbacia do Córrego do Zíper já foram iniciadas, e após sua conclusão, será dando andamento na elaboração do PRISMA da última microbacia contemplada neste primeiro ciclo, a de Ribeirão Água Limpa.

Infraestrutura verde na Bacia do Paraíba do Sul
Idealizado no âmbito do CEIVAP, Programa Mananciais consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Seu principal objetivo é proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia. Isso de forma inclusiva e participativa, garantindo o bem-estar humano, a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas associados à água a médio e longo prazo.


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Bumerangue Produções e Eventos