Ed.141 | 29 de julho de 2022

Institucional

Comissão Especial pauta projetos de saneamento do CEIVAP e Guandu

A Comissão Especial Permanente de Articulação do CEIVAP e do Comitê Guandu se reuniu, por videoconferência, no dia 18 de julho. O grupo, criado como espaço de inter-relação entre os Comitês, pautou discussões acerca dos projetos de saneamento nas bacias do Paraíba do Sul e do Guandu, entre outros assuntos.

Na ocasião, o gerente de recursos hídricos da AGEVAP, Antônio Mendes, apresentou o Programa SANEAR Guandu, que consiste em um conjunto de obras de esgotamento sanitário, que vai impedir o despejo de cerca de 10 milhões de litros de esgoto por dia em rios que drenam o Guandu e nele próprio. O programa é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e o Comitê Guandu, e conta com um investimento de aproximadamente R$ 56 milhões.

O status do Programa de Tratamento de Águas Residuárias (PROTRATAR) do CEIVAP foi apresentado pela especialista em recursos hídricos da AGEVAP, Caroline Pitzer, que passou informações sobre o andamento da quinta edição do edital do Programa e um panorama dos projetos em execução e municípios da contemplados. Ainda na reunião, houve uma apresentação sobre a aplicação dos recursos do CEIVAP oriundos da transposição, feita pelo analista administrativo da AGEVAP, Júlio Cesar Ferreira.

A Comissão é composta por representantes das diretorias do CEIVAP, Comitê Guandu e AGEVAP, Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA/RJ), Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE/SP) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM/MG).


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Bumerangue Produções e Eventos