Ed.138 | 30 de abril de 2022

Comitês Afluentes

Comitê Médio Paraíba do Sul inaugura Sonda de Monitoramento de Rios

O projeto de monitoramento das águas do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes, desenvolvido pelo Comitê da Bacia da Região Hidrográfica Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) tem avançado etapas significativas. Após a aquisição do equipamento, o Comitê cuidou de implantar turmas de capacitação envolvendo membros do comitê e técnicos. O equipamento adquirido e os detalhes do projeto foram apresentados durante a passagem da Expedição Nascentes do Paraíba pela região de abrangência do CBH-MPS, na visita ao Parque Nacional do Itatiaia, em março deste ano. A apresentação pode ser conferida no canal do Comitê no YouTube pelo link https://bit.ly/36GrY0l. Falaram sobre o projeto de monitoramento, o secretário do CBH-MPS, José Arimathéa Oliveira, a diretora do CBH-MPS, Vera Lúcia Teixeira, e o especialista em recursos hídricos do CBH-MPS/Agevap, Leonardo Guedes.

Para coordenar as ações do projeto, foi criado no Comitê o Grupo de Trabalho (GT) Monitoramento. A fase inicial do projeto inclui a já adquirida sonda de monitoramento e a realização de campanhas de amostragem em pontos definidos pelo Comitê Médio Paraíba do Sul com objetivo quali-quantitativo.

A fase seguinte envolve diagnóstico completo para enquadramento, ou seja, com base nas campanhas iniciais do diagnóstico, serão realizadas análises completas de amostras com vistas ao enquadramento de trechos de cursos hídricos estaduais com objetivo quali-quantitativo. Nesta mesma fase será desenvolvido o Plano de Monitoramento da Região Hidrográfica III – Médio Paraíba do Sul, com previsão para ser concluído em 2025. Já a última fase do projeto ocorrerá em seguida à conclusão do Plano e corresponde ao monitoramento contínuo, em que o Comitê pretende implantar de forma permanente o monitoramento dos rios.

Com informações do Comitê Médio Paraíba do Sul


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Bumerangue Produções e Eventos