Ed.138 | 30 de abril de 2022

Projetos

AGEVAP e EMATER-RIO firmam parceria para o Programa Mananciais do CEIVAP

No último dia 18 de abril, houve a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a AGEVAP, secretaria executiva do CEIVAP, e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), a fim de formalizar a parceria já estabelecida entre as instituições no Programa Mananciais do Comitê. A reunião para assinatura do acordo foi realizada na sede do Comitê, em Resende/RJ, com a participação de representantes das instituições, diretoria do CEIVAP e Comitês afluentes da bacia do Paraíba do Sul.

O ACT tem por objeto o intercâmbio de conhecimento técnico-científico e de metodologias que promovam a adoção de boas práticas agrícolas nas microbacias contempladas pelo Programa Mananciais do CEIVAP nas regiões hidrográficas III (Médio Paraíba do Sul), IV (Piabanha) e IX (Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana) do estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o especialista em recursos hídricos da AGEVAP, Flávio Monteiro, fez uma apresentação com o panorama do Mananciais e andamento dos projetos, frisando a importância da parceria com os Comitês afluentes e a EMATER. “Com o trabalho que vem sendo feito com o Programa Mananciais, estamos conseguindo integrar a ideia da gestão de microbacias dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos. A expectativa, é de que juntos, podemos obter um resultado muito significativo para abacia hidrográfica”.

Com o Acordo, as ações de cada instituição serão formalizadas e sistematizadas, objetivando sinergia nas etapas de elaboração dos Projetos Participativos de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo (PRISMAs) e de execução das intervenções nas microbacias. A parceria foi motivada e inspirada pela relação entre a EMATER-RIO e o Comitê Rio Dois Rios, que atuaram juntos na elaboração PRISMA da microbacia de Barracão dos Mendes na região hidrográfica do Rio Dois Rios.

Para o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, a formalização do acordo vem para fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido desde maio do ano passado frisando o conhecimento de público e de propriedades rurais que a Emater-Rio possui, dando agilidade burocrática e segurança técnica. “Os extensionistas entram com o trabalho de campo, fazendo o reconhecimento da área, levando a empresa até os limites da microbacia e mediando a relação com produtores", detalhou.

Infraestrutura verde na Bacia do Paraíba do Sul
Idealizado no âmbito do CEIVAP, Programa Mananciais consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Seu principal objetivo é proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia. Isso de forma inclusiva e participativa, garantindo o bem-estar humano, a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas associados à água a médio e longo prazo. Para mais informações, clique aqui.

Acesse aqui o edital.


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Bumerangue Produções e Eventos