Ed.137 | 31 de março de 2022

Institucional

26 anos pelas águas do Paraíba

Não por coincidência, no Dia Mundial da Água, o CEIVAP faz aniversário. Criado para cuidar das águas da bacia hidrográfica que abriga os maiores polos do país, o CEIVAP veio para promover a viabilização técnica e econômica de programas de investimento, visando ao desenvolvimento sustentável da bacia do rio Paraíba do Sul.

O CEIVAP foi o primeiro Comitê do Brasil a implementar a metodologia da cobrança pelo uso da água no Brasil em 2002, e foi também, primordial na criação da AGEVAP, a primeira Agência de Bacia instituída no país, sua secretaria executiva até os dias de hoje.

São 26 anos de gestão e resultados. Desde 1996, ano de criação do CEIVAP, sua atuação na gestão hídrica da bacia sempre prezou pela recuperação, preservação e conservação dos mananciais, a fim de garantir água em quantidade e qualidade para os usos múltiplos, pensando nas gerações futuras. De lá para cá, com o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, e da própria gestão na bacia, as ações, programas e projetos tem gerado um impacto positivo.

De 2004 a 2021 o CEIVAP totalizou investimentos de mais de R$ 170 milhões em programas e projetos na bacia do Paraíba do Sul. Entre as ações destacam-se a elaboração de Planos de Saneamento Básico e Planos de Resíduos Sólidos, obras de esgotamento sanitário – através do PROTRATAR, investimento na Infraestrutura Verde da Bacia – pelo Programa Mananciais, atualização e manutenção do Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (SIGA-CEIVAP), financiamento de pesquisas e diagnósticos acerca de diversos temas ambientais que envolvem a bacia, entre outras ações.

Integração pelas águas
Tendo como pilares a gestão participativa e descentralizada da bacia do Paraíba do Sul, o CEIVAP vem atuando junto aos Comitês Afluentes da Bacia, reafirmado o compromisso da integração em prol das águas. A soma dos esforços tem apresentado bons resultados, que podem ser observados atualmente pela repercussão do Programa Mananciais, PROTRATAR, nas tomadas de decisão que impactam a bacia como um todo, entre outros projetos realizados em parceria.

Expectativas para os próximos anos
Para o horizonte de 2022 a 2025, o CEIVAP prevê uma arrecadação de R$ 292,7 milhões para investimento nas agendas previstas no Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Paraíba do Sul (PIRH-PS): Gestão de Recursos Hídricos; Recursos Hídricos; Saneamento Urbano e Rural; Infraestrutura Verde; Produção de Conhecimento; Comunicação e Educação Ambiental. Observa-se que as agendas do PIRH-PS estão relacionadas fortemente com as metas do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da Agenda 2030 da ONU, que visa garantir a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos.

Acompanhe o andamento das ações pelo SIGA-CEIVAP.


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Bumerangue Produções e Eventos