Projetos

Volta Redonda assina convênio para implantação do Programa de Gerenciamento de Perdas

No último dia 17, aconteceu, em Volta Redonda, a assinatura do convênio que vai possibilitar a implantação do Programa de Gerenciamento de Perdas em Sistemas de Distribuição de Água no município. A iniciativa desenvolvida pelo Comitê de Integração do Paraíba do Sul - CEIVAP prevê fontes alternativas para abastecimento de água nos municípios e reuso, através de estudos e desenvolvimento de projetos inovadores.

Volta Redonda é o primeiro dos três municípios contemplados no edital de chamamento público a assinar a parceria. Para este programa, o CEIVAP investirá um total de R$3 milhões.

As cidades contempladas receberão um projeto piloto demonstrativo de gerenciamento e controle de perdas em sistemas de abastecimento de água, por meio da instalação de sensores na rede de distribuição. A área escolhida para desenvolver o projeto em Volta Redonda foi entre os bairros Santa Rita e Santa Cruz.

Com o monitoramento das pressões na rede de distribuição, será possível detectar mudanças das pressões médias, possibilitando que o município identifique vazamentos e outros problemas de forma ágil, diminuindo perdas de água e direcionando melhor os esforços de ações de cada vazamento.

De acordo com o diretor-presidente da AGEVAP, André Luis Marques, as perdas no sistema de abastecimento de água ocorrem em todo o país. “É algo que não era para ser normal, mas infelizmente acontece, e muito. Uma média nacional de perda de água potável é de 37%. Ou seja, a cada 100 litros de água captada, 37 litros não chegam oficialmente a ninguém. Então a ideia é implantar programas para reduzir essas perdas. Este é um projeto inovador porque usa inteligência artificial. A gente vai monitorar com objetivo de chegar a uma redução de 15% nas perdas durante um período de um ano”, comentou.


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Bumerangue Produções e Eventos