Ed.134 | 22 de dezembro de 2021

Projetos

Programa Mananciais: status das ações

O Programa Mananciais finaliza o ano com dois Projetos de Incremento Participativo de Serviços Ambientais nas Microbacia Alvo (PRISMAs) concluídos: o de Barracão dos Mendes e do Alto Rio Vermelho.

Idealizado no âmbito do CEIVAP e aprovado pela Deliberação nº 276/2019, o programa consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Seu principal objetivo é proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia.

Confira as atualizações de cada ação abaixo:

Barracão dos Mendes


O PRISMA de Barracão dos Mendes foi concluído em novembro. Para a região, foram destinados cerca de R$2,5 milhões para a execução das seguintes ações: tratamento de efluentes domésticos, racionalização do uso da água, capacitação, monitoramento, estradas vicinais, recomposição florestal, isolamento de áreas e implantação de SAF. A previsão para início das intervenções é fevereiro de 2022.

Alto Rio Vermelho


Em novembro, o Projeto de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo do Alto Rio Vermelho foi concluído. A partir do Diagnóstico Rural Participativo, as demandas a serem atendidas com recursos do Programa Mananciais foram consolidadas, são elas: proteção de 4 nascentes; construção de 13 mil metros de cerca para proteção de corpos hídricos e das nascentes; instalação de 7 Bacias de Evapotranspiração para tratamento de efluentes domésticos; melhoria de 2 km de estradas rurais vicinais; Implantação de 1,7 hectares de Sistemas Agroflorestais de regeneração de APPs em 3 (três) propriedades; Recuperação e manejo de pastagem; Capacitação de produtores e técnicos Monitoramento da qualidade da água.

Alto Rio das Flores


Na microbacia do Alto Rio das Flores, as atividades de elaboração do Diagnóstico Rural Participativo foram iniciadas. Até o momento já foram identificadas demandas em saneamento rural; proteção de nascentes e mata ciliar; implantação de sistemas agroflorestais e silvipastoris e recuperação e manejo de pastagens.


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação