Ed.132 | 27 de outubro de 2021

Projetos

Programa Mananciais avança pela bacia

Setembro foi marcado pelo avanço das atividades de campo do primeiro ciclo do Programa Mananciais. As atividades compreendem: a finalização do Projeto de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo (PRISMA) no Barracão de Mendes, o início do PRISMA da Microbacia do Alto Ribeirão Vermelho e a primeira visita à Microbacia do Alto Rio das Flores.

Idealizado no âmbito do CEIVAP e aprovado pela Deliberação nº 276 /2019, o programa consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Seu principal objetivo é proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia. Isso de forma inclusiva e participativa, garantindo o bem-estar humano, a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas associados à água a médio e longo prazo.

Ao longo da vigência do atual Plano de Recursos Hídricos da bacia, estão previstos três ciclos dessa iniciativa, totalizando investimentos de R$ 84,6 milhões em ações. Cada ciclo é dividido em cinco etapas: mobilização, visita técnica, elaboração dos PRISMAs, execução dos projetos e avaliação. Confira as atualizações de cada ação abaixo:

Microbacia de Barracão dos Mendes – CBH R2R

PRISMA da Microbacia de Barracão dos Mendes foi finalizado. Resultados:

• Intervenção em duas áreas focais que integram 2.500 hectares.
• 93 propriedades beneficiadas
• 111 sistemas de tratamento de efluentes domésticos a serem construídos
• 61 kits de irrigação por microaspersão e gotejamento a serem instalados em um total de 15 hectares, atendendo 61 propriedades
• Melhoria do sistema de drenagem em 5 km de trechos críticos de estradas rurais vicinais.
• 12 cursos de capacitação em 4 temas de interesse para a gestão dos recursos hídricos e uma meta de atendimento de 240 produtores e produtoras da microbacia.
• 19 propriedades com projetos de Proteção de APPs hídricas
• 8 propriedades com Sistemas Agroflorestais

Microbacia do Alto Ribeirão Vermelho – CBH PS

Na microbacia do alto Ribeirão Vermelho, após a realização de duas visitas técnicas, o PRISMA foi iniciado. A cadeia produtiva predominante na região é a pecuária que, praticamente na sua totalidade se desenvolve através de sistema convencional, ou seja, com baixos níveis tecnológicos, em especial os relacionados ao manejo de pastagens e controle de processos erosivos, bem como sem o adequado isolamento das Áreas de Preservação Permanente (APPs) hídricas (entorno de nascentes e de cursos hídricos) e de topo de morro e declividade.

A microbacia apresenta também importantes potencialidades no âmbito das condições edafoclimáticas, que permitem a diversificação das atividades produtivas e evidenciam a importância na preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, tendo em vista se tratar de região que integra as cabeceiras da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Microbacia do Alto Rio das Flores – CBH MPS

A equipe técnica composta por representantes da AGEVAP, empresa Água e Solo, Comitê Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) e Prefeitura Municipal de Barra do Piraí já realizou a primeira visita à microbacia do Alto Rio das Flores.

O objetivo dessa primeira vistoria foi conhecer as características gerais da área e a realidade local.

A microbacia tem como cadeia produtiva predominante a pecuária mista (corte e elite). Apresenta também um importante potencial turístico. Destaca-se pela grande quantidade de água armazenada em lagos artificiais (açudes).


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação