Ed.132 | 27 de outubro de 2021

Comitês Afluentes

Investimento em Segurança Hídrica na Baixada Campista

Com o objetivo de garantir a adução de água para os sistemas de canais da Baixada Campista, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – CEIVAP, por meio de sua secretaria executiva, contratou uma empresa especializada para a elaboração dos estudos.

A contratação resultou de uma demanda do Grupo de Trabalho de Regularização de Vazões do Comitê e foi realizada por meio de processo licitatório. A empresa Água e Solo Estudos e Projetos foi a vencedora, conforme anunciado em abril deste ano.

Para a elaboração dos estudos, o CEIVAP destinou cerca de R$ 819 mil. A execução das análises terá duração de oito meses e incluirá a entrega de cinco produtos principais: Plano de trabalho ajustado; Estudo preliminar; Estudo das alternativas; Projeto básico; Avaliação preliminar de impacto ambiental e termo de referência para a contratação de estudo ambiental.

O diretor secretário do Comitê BPSI, João Gomes de Siqueira, comemorou a chegada de recursos e ressaltou a importância do ato. "É importante também resolver uma das principais causas para este problema, que é a transposição do Rio Paraíba do Sul, destacou João.

A assinatura do contrato foi conduzida pela presidente do CEIVAP, Ana Asti, e contou com a participação de representantes da AGEVAP, Comitê Baixo Paraíba do Sul e Instituto do Meio Ambiente (INEA).

O evento foi transmitido pelo YouTube do CEIVAP. Clique aqui e assista.

Atual cenário na Baixada Campista

A adução de água do Paraíba do Sul para os canais da Baixada Campista vem apresentando falhas e isso se dá pela diminuição das vazões mínimas, principalmente nos períodos de estiagem. O governo federal já vem investindo na área com a construção de sistemas de canais e diques e o Comitê, com os estudos, pretende buscar soluções estratégicas visando a recuperação e manutenção dos canais e comportas.


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação