Ed.131 | 30 de setembro de 2021

Gestão Hídrica Brasil

Reservatório do Funil, em Itatiaia
Acervo CEIVAP

Sistema de gestão para o desenvolvimento sustentável

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apresentou o resultado da implementação do Sistema de Suporte a Políticas para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (SSP-ODS 6).

A apresentação aconteceu por videoconferência e contou com a participação de representantes do governo federal, de governos estaduais e do Distrito Federal, da academia, de organizações não governamentais (ONGs) e de organismos internacionais.

O SSP-ODS 6 é uma ferramenta que permite que os países acompanhem o cumprimento das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 e tracem diretrizes para o atingimento das metas estipuladas. O Sistema foi criado pelo Instituto da Água, Meio Ambiente e Saúde da Universidade das Nações Unidas (UNU-INWEH na sigla em inglês) e pelo Escritório para Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UNOSD), em parceira com o Ministério do Meio Ambiente da Coreia do Sul e com a Korea Environment Corporation, e está sendo implementado em 34 países.

A ferramenta SSP-ODS 6 é dividida em sete componentes: estado, financiamento, capacidade, governabilidade, gênero, resiliência e integridade. A partir de uma visão nacional e realista do panorama dos indicadores em cada um desses componentes, foram geradas evidências e subsídios para otimizar os processos de tomadas de decisão para ações e políticas públicas referentes aos ODS 6 no Brasil. Após a implementação do SSP-ODS 6 pelo Brasil, será possível replicar a metodologia para as nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), por meio de projeto de cooperação regional coordenado pela ANA.

Para os resultados, a ANA se baseou nos princípios de cooperação multisetorial, convidando a participar dessa iniciativa os principais especialistas em ODS 6 no Brasil de diferentes áreas, como: setor público, academia, organismos internacionais e ONGs.

Clique aqui e confira os resultados obtidos.


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação