Ed.131 | 30 de setembro de 2021

Institucional

Campanha Viva o Rio marca Semana do Paraíba do Sul

Em comemoração aos dias do Rio Paraíba do Sul e de sua nascente, o CEIVAP promoveu em suas redes sociais a campanha “Viva o Rio!”. A iniciativa tem o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre a importância de valorizar e preservar o manancial.

O rio Paraíba do Sul é o principal curso d’água formador da bacia hidrográfica do Paraíba do Sul e atravessa uma das regiões mais industrializadas e desenvolvidas do país.

Ele resulta da confluência dos rios Paraibuna e Paraitinga e tem sua nascente localizada no município de Areias, no estado de São Paulo. No total 52 municípios são banhados pelo Paraíba do Sul e 28 captam suas águas para abastecimento. Além do abastecimento público, suas águas são utilizadas na diluição de esgotos, geração de energia hidrelétrica, uso industrial, irrigação e, em menor escala, pesca, aquicultura, recreação, navegação, entre outros.

O Dia do Paraíba do Sul e o Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul são comemorados nos dias 22 e 23 de setembro, respectivamente, e foram instituídos pelas Leis nº 12.094/2005 e 13.887/2009 no estado de São Paulo. As datas reforçam a importância do rio e seus afluentes e deixam o alerta dos problemas que afetam a quantidade e qualidade dessas águas.

Investimentos na calha do Paraíba do Sul

O Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul – CEIVAP, nos seus 25 anos de existência, sempre trabalhou para viabilizar programas de gerenciamento, recuperação e proteção dos recursos hídricos ao longo do manancial

Já são mais de R$177 milhões investidos em projetos na bacia. Entre as ações destacam-se a elaboração de Planos de Saneamento Básico e Planos de Resíduos Sólidos para os municípios, o investimento em obras relacionadas a esgotamento sanitário, recuperação de nascentes, a criação do Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (SIGA-CEIVAP), o financiamento de pesquisas e diagnósticos acerca de diversos temas ambientais que envolvem a bacia, entre outros.


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação