Ed.130 | 31 de agosto de 2021

Institucional

É a gota d’água!

Desde a segunda metade da década de 1990, a bacia do rio Paraíba do Sul vem passando por eventos hidrológicos de escassez de água e baixos armazenamentos, sobretudo em períodos de estiagem, que ocorrem anualmente. Para acompanhamento da situação hidrológica na bacia, há um Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio Paraíba do Sul para atuação conjunta com o Comitê Guandu (GTAOH), que atua no âmbito do CEIVAP reunindo-se regularmente para antecipar e analisar situações de conflito envolvendo a operação hidráulica dos reservatórios e os usos múltiplos da água, propondo soluções alternativas para garantir a segurança hídrica na Bacia.

Esse Grupo é composto pelos operadores de reservatórios de regularização (FURNAS, LIGHT, CESP), órgãos gestores estaduais (DAEE, INEA, IGAM), representante da AGEVAP, Comitê Guandu e Comitês Afluentes da Bacia do Paraíba do Sul. Conta, ainda, com ANA, ANEEL, ONS e órgãos estaduais de controle ambiental de SP, RJ e MG como convidados permanentes. Nele, são consolidadas providências a serem tomadas (com bases em vistorias técnicas, estudos e simulações), que são encaminhadas como recomendações à ANA.

O monitoramento dos reservatórios, como instrumento de gestão dos recursos hídricos, consiste em realizar o acompanhamento dos seus níveis d'água e das vazões afluentes e defluentes, servindo de suporte para a tomada de decisões sobre a sua operação, de forma a permitir o uso múltiplo dos recursos hídricos. Como medida preventiva ao desabastecimento ou a futuras crises, o GTAOH e todos os órgãos responsáveis pela gestão da bacia atuam buscando preservar os estoques disponíveis de água no reservatório equivalente desta bacia.

O GTAOH, com sua experiência e expertise, vem se reunindo regularmente e acompanhando todas as questões referentes à bacia do Paraíba do Sul, com medidas preventivas cabíveis e providências necessárias. Além do trabalho que é realizado pelos órgãos e instituições específicos, é fundamental reforçar a importância da população nesse processo, direcionando suas práticas do dia a dia para minimizar impactos negativos ao meio ambiente. Medidas simples de economia fazem toda a diferença, e também é responsabilidade de cada um fazer o uso consciente da água. Neste contexto, o CEIVAP criou a campanha “É a gota d’água!”.

Acompanhe pelos canais de comunicação do CEIVAP:
Site: https://www.ceivap.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/ceivap
Instagram: https://www.instagram.com/ceivap


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação