Ed.126 | 28 de abril de 2021

Editoria Gestão Paraíba do Sul

Acervo CEIVAP

Seminários regionais marcam a consolidação do Plano de Recursos Hídricos da bacia

Nos dias 15 e 16 de abril, o CEIVAP promoveu seminários regionais de apresentação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul (PIRH). Os encontros, transmitidos pelo canal do CEIVAP no Youtube, marcaram a consolidação do plano de bacia que vem sendo executado desde 2018.

Na abertura, a presidente do CEIVAP, Ana Asti, destacou a importância deste momento para o Comitê. “A palavra que reflete esse plano é a integração. Um plano inovador, construído de baixo pra cima a partir das especificidades dos afluentes para uma gestão eficaz e compartilhada.”

Os Planos de Recursos Hídricos visam fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e o gerenciamento dos recursos hídricos. A elaboração desse instrumento marca um momento histórico na gestão de recursos hídricos do Brasil, já que, pela primeira vez, um plano de bacia é construído de forma integrada. Com a reorganização estrutural, o documento garante a integração dos instrumentos de planejamento, o fortalecimento do processo participativo e decisório, a operacionalização da execução das ações previstas de forma facilitada, bem como a otimização dos recursos.

O coordenador do Grupo de Trabalho Ampliado para Acompanhamento da Revisão dos Planos de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e Bacias Afluentes (GT Plano Ampliado) e especialista em recursos hídricos da ANA, Márcio de Araújo, destacou a importância do processo participativo que permitiu a construção de uma agenda de integração para o Plano. “Teremos um documento que retrata tudo que acontece na Bacia do Paraíba, não somente em relação às ações do CEIVAP, mas também contemplando a realidade do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).”.

Cerca de R$ 2,1 milhões foram investidos pelo CEIVAP neste grande projeto que deverá ser concluído até meados de 2021. Os recursos são provenientes da arrecadação da cobrança pelo uso da água na bacia do Paraíba.

Assista ao evento na íntegra clicando aqui.

Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação