Ed.126 | 28 de abril de 2021

Acervo CEIVAP

Programa Mananciais inicia ações de campo com visita ao Barracão de Mendes

Na penúltima semana de abril, foi dado um importante passo no âmbito do Programa Mananciais do CEIVAP. A secretaria do Programa, composta pela AGEVAP e a empresa Água e Solo, junto aos parceiros representantes do Comitê Rio Dois Rios (CBH-R2R), Emater e Secretaria Municipal de Agricultura, realizaram a primeira visita de campo a microbacia do Barracão dos Mendes, no município de Nova Friburgo-RJ.

Idealizado no âmbito CEIVAP e aprovado pela Deliberação nº 276/2019, o Programa consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Seu principal objetivo é proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia. Isso de forma inclusiva e participativa, garantindo o bem-estar humano, a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas associados à água a médio e longo prazo.

A visita antecede a elaboração do Projeto Participativo de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo (PRISMA), que irá consolidar o diagnóstico ambiental da microbacia-alvo e irá e a priorização das intervenções necessárias no local. Para a região hidrográfica do Rio Dois Rios, serão destinados cerca de R$ 2,5 milhões.

De acordo com Flávio Monteiro, especialista em recursos hídricos da AGEVAP, que atua na Escola de Projetos do CEIVAP, a visita técnica a microbacia representa um importante passo do projeto. “Esse momento de reunião em campo, análise da região e alinhamento dos atores do Programa é fundamental para que consigamos dimensionar o PRISMA, definir elementos chave e adaptar o processo, para que aconteça dentro das normas de segurança, diante do cenário atual que estamos vivendo”, explicou.

Um dos diferenciais da execução do Programa, é a participação da população local. Além do acompanhamento dos parceiros, Comitê do Rio Dois Rios e a Emater, que possuem vasto conhecimento sobre a região hidrográfica como um todo, este Programa vai contar também com o apoio dos moradores, que posteriormente poderão se voluntariar para o Programa.

Sobre os PRISMAs
Os PRISMAs estão divididos em três categorias: intervenções para conservação dos serviços ecossistêmicos, que incluem cercamento, prevenção à incêndios, controle de espécies invasoras; intervenções para recuperação dos serviços ecossistêmicos, que são as práticas mecânicas de conservação do solo, práticas edáficas de conservação do solo, manejo de pastagens, integração lavoura pecuária e floresta, práticas vegetativas de conservação do solo, recomposição da vegetação nativa e intervenções para desenvolvimento territorial, que englobam o saneamento rural, criação de RPPNs, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), certificação de produtos agroflorestais, uso racional da água na produção agropecuária.

Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação