Português BR Deutsch English Espanhol
Sistema de Informção

Um Sistema de Informações (SI) pode ser definido como o processo de transformação de dados brutos em informações sobre determinado tema. E esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório.

O valor da informação está diretamente ligado à maneira que ajuda os tomadores de decisão a atingirem as metas da organização. A informação, portanto, não tem valor intrínseco. Seu valor é determinado por aqueles que dela necessitam.

Outro aspecto importante que diz respeito ao valor da informação está ligado à quantidade de informações repassadas. Em geral, um sistema de informações pode gerar uma quantidade considerável de informações. O excesso de informações é tão prejudicial quanto a falta das mesmas se não houver um tratamento adequado.

Alguns procedimentos podem ser realizados para reduzir o número excessivo de informações: classificação das informações; filtragem das informações; compressão/agregação; inferência e apresentação gráfica.

Um SI é uma estrutura composta de uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam, armazenam, disseminam dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.

A entrada é a atividade de captar e reunir novos dados; o processamento envolve a conversão ou transformação dos dados em saídas úteis e a saída envolve a produção de informações úteis. Deste modo, o SI define a logística necessária para a realização do processo de informação, não se reduzindo apenas à informática.

Um SI pode ser manual ou computadorizado, sendo chamado então de Sistema de Informação Baseado em Computador que necessitam de hardware, software, banco de dados, telecomunicações, procedimentos e pessoas para atingir suas metas.

De um lado, sistemas de informações devem estar alinhados com a organização para prover as informações necessárias dentro da organização. Ao mesmo tempo, a organização deve estar atenta às diversas influências que sofre e aberta aos benefícios do sistema de informações e das novas tecnologias. Deste modo, sistemas de informações afetam as organizações, e as organizações necessariamente afetam os sistemas. 

Mais informações