Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
Português BR Deutsch English Espanhol
Sistema de Informção

O Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos é um sistema de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos e fatores intervenientes em sua gestão. O Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – SIGA CEIVAP tem como objetivo principal auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão da Bacia do Rio Paraíba do Sul, através de um conjunto de soluções que subsidiem o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, facilitem a criação e atualização de dados sobre a Bacia do Rio Paraíba do Sul e, também, possibilite a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos.

O SIGA pode ser usado como base para a descentralização da obtenção e produção de dados, para garantir a sociedade o acesso às informações e, principalmente, para possibilitar a coordenação unificada da bacia hidrográfica. Atualmente o SIGA CEIVAP apresenta:

A Sala de Situação, onde é possível acompanhar a vazão e nível dos reservatórios e dos 21 pontos de monitoramento da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Estas informações são atualizadas diariamente, de modo automático, na medida em que os dados são publicados pela ANA - Agência Nacional de Águas. Estão disponíveis nesta área, também, os relatórios diários e semanais dos reservatórios, um link para acessar outros dados de telemetria na página web da ANA - Agência Nacional de Águas, informações de previsão do tempo para cada município da bacia e outros links importantes.

A seção Balanço Hídrico com a situação da bacia em termos de quantidade de utilização da disponibilidade e qualidade da água por trecho de rio. Os dados apresentados nesta seção foram gerados no projeto "Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e dos Planos de Recursos Hídricos das Bacias Afluentes".

Na seção Observatório estão disponibilizados informações e indicadores sobre os municípios e sobre toda a bacia de forma simples e intuitiva. Para verificar a lista de informações disponíveis, o usuário poderá definir os níveis de consulta a partir de um Município, Comitê, Estado ou Bacia.

Pelo SIGA WEB, o usuário será direcionado para um Sistema de Informações Geográficas Web da Bacia do Rio Paraíba do Sul, onde terá acesso a um banco de dados espaciais com grande volume de dados sobre a bacia. Neste sistema, o usuário poderá escolher entre mais de 1.300 camadas (layers) para baixar em formato ESRI shapefile (*.shp) ou Google KML.

Na seção Publicações, o usuário poderá verificar todas as publicações (produtos/relatórios) referentes aos resultados dos projetos realizados na Bacia do Rio Paraíba do Sul..

Na seção Projetos, estão disponibilizados alguns relatórios de acompanhamento do Plano de Aplicação Plurianual – PAP, dos projetos executados por Comitê e fichas detalhadas com todas informações de cada projeto realizado.