Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
       
Noticias

Estudo estima quantidade de água necessária para as cidades em 2040


Foto: Imagem de divulgação

O Instituto Trata Brasil lançou recentemente um estudo que apresenta cenários futuros do consumo de água no país. Intitulada “Demanda Futura por Água Tratada nas Cidades Brasileiras – 2017 a 2040”, a pesquisa foi realizada com o objetivo de apontar o gasto estimado nas residências brasileiras até aquele ano, sob diferentes condições econômicas, demográficas e padrões de consumo, visando subsidiar a gestão de recursos ambientais.

De acordo com os cálculos apresentados no estudo, a expectativa é de grande aumento na demanda no Brasil nos próximos 23 anos. Com o crescimento econômico e demográfico projetado, em 2040 o consumo potencial de água poderá atingir 14,299 bilhões de m³ – aumento de 2,837 bilhões de m³ em relação ao apurado em 2017.

O estudo ainda traz um dado importante sobre as mudanças climáticas, que mostra uma evolução na temperatura em todos os estados do país. De acordo com a pesquisa, se a temperatura máxima aumentar em 1°C até 2040, o Brasil registrará um crescimento de 2,4% no consumo do recurso. Mantida a atual ineficiência na distribuição de água potável, com perdas da ordem de 38%, o país terá que produzir uma quantidade adicional de 556 milhões m³ por ano.

Para saber mais, consulte o relatório completo aqui.



30-09-2020


Outras Notícias

Mais Notícias »