Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
       
Noticias

Oficinas setoriais compõem estudos sobre a cobrança na bacia do Paraíba



De 5 a 9 de outubro, o CEIVAP – com o apoio de sua secretaria executiva, AGEVAP, e da empresa RHA, promoveu uma série de oficinas virtuais para apresentação dos estudos realizados e ferramentas desenvolvidas no âmbito da cobrança pelo uso de recursos hídricos na baia do Paraíba do Sul. O intuito das oficinas foi dar transparência aos aprimoramentos propostos em relação a cobrança, e além disso, promover o diálogo sobre a metodologia, de forma participativa, envolvendo o poder público, sociedade civil e usuários de água da área de abrangência da bacia.

A cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União foi pioneira na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. Visando ao aprimoramento desse importante instrumento de gestão, o CEIVAP contratou estudos contemplando a proposição de mecanismos e valores a serem cobrados na área da bacia do rio Paraíba do Sul, além de outras ações com vistas à sua efetividade, considerando diferentes cenários.

 

Estudos da cobrança na bacia

Esse estudo é composto por um levantamento bibliográfico e análises críticas do instrumento de cobrança adotado na bacia e em outras bacias; por propostas de aperfeiçoamento da metodologia; construção de uma planilha off-line e de aplicativo web de simulação da cobrança; e pelas oficinas setoriais e consolidação dos estudos.

 

Acesse aqui o aplicativo web de simulação da cobrança. 



13-10-2020


Outras Notícias

Mais Notícias »