Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
       
Noticias

O papel da água na economia brasileira


Foto: Imagem de Divulgação

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgaram, neste mês, a segunda edição do levantamento Contas Econômicas Ambientais da Água (CEAA).

Segundo a pesquisa, feita com base em dados de 2017, as famílias brasileiras usam por dia um total de 116 litros de água per capita.

Já o índice de coleta de esgoto em relação ao uso da água é de 57% no país. Ainda conforme o levantamento, o custo médio dos serviços de água e esgoto é de R$ 3,06 por metro cúbico. O levantamento aponta também que no Brasil são necessários 6,3 litros de água para cada R$ 1 gerado pelas atividades econômicas.

A maior retirada de água em todos os anos da série 2013-2017 se deu no Sudeste. Considerando as famílias, a região registrou o maior uso per capita – 143 litros – e o maior percentual de esgoto coletado do país – 71%.

Contas Econômicas Ambientais da Água
As CEAA são uma metodologia padronizada internacionalmente que mescla informações hidrológicas e econômicas num conjunto de tabelas e indicadores que descrevem a correlação entre a economia e o meio ambiente. Assim, é possível mensurar a contribuição da água para os processos de produção das atividades econômicas e a demanda das famílias, bem como o impacto desse uso sobre os estoques de recursos hídricos. 

Por intermédio das CEAA, também é possível obter um conjunto de estatísticas e indicadores que auxiliam no monitoramento da performance econômica e ambiental do Brasil e no gerenciamento dos recursos hídricos.

Com informações da Agência Nacional de Águas



21-05-2020


Outras Notícias

Mais Notícias »