Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
  
Noticias

Integração na construção do Plano de Bacia: iniciando o trabalho conjunto


Foto: Acervo CEIVAP/AGEVAP
Vista área do rio Paraíba na cidade de Itatiaia/RJ

Após a realização do seminário de lançamento da Fase 2 do Plano de Bacia do Paraíba do Sul, que reuniu representantes do CEIVAP, dos Comitês de Bacias Afluentes e dos órgãos gestores e a AGEVAP, foi acordado entre os atores mencionados que a AGEVAP, enquanto braço técnico de tais colegiados, fará apresentações durante as reuniões agendadas para os meses de novembro e dezembro dos Comitês afluentes mineiros e fluminenses. Inicia-se assim, na prática, a integração trazida na proposta de reformulação das fases 2 e 3 do plano de bacia.

O intuito dessas apresentações é levar ao conhecimento de todos os membros dos CBHs afluentes a nova proposta de execução dos Planos (federal e estaduais) e incentivar a gestão participativa no processo de desenvolvimento dos Planos de Bacia em cada região hidrográfica, além de também, reforçar a transparência do processo.

Após essas reuniões, há a previsão de realização de oficinas de alinhamento entre os Comitês Fluminenses, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e entre os Comitês Mineiros, na cidade de Juiz de Fora/MG, em data a ser definida entre o CEIVAP e os afluentes.

Buscando a ampla divulgação, integração e transparência das atividades que serão desenvolvidas no âmbito do plano de bacia, segue abaixo calendário das reuniões que contemplarão apresentações sobre o novo arranjo do Plano de Bacia do Paraíba do Sul:

 

Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana - 26/nov - Campos dos Goytacazes/RJ

Comitê Rio Dois Rios - 26/nov - Nova Friburgo/RJ

Comitê Pomba Muriaé - 28/nov - Guarani/MG

Comitê Piabanha - 03/dez - Petrópolis/RJ

Comitê Médio Paraíba do Sul - 04/dez - Volta Redonda/RJ

Comitê Preto Paraibuna - 12/dez - Juiz de Fora /MG

 

A integração com o Comitê Paraíba do Sul (CBH PS) será pensada em separado entre as diretorias dos respectivos comitês, uma vez que esse plano está sendo contratado em separado pelo estado de São Paulo.

 



29-11-2019


Outras Notícias

Mais Notícias »