Noticias

CEIVAP incentiva a integração pelas águas no XXI ENCOB


Foto: Raíssa Galdino
Diálogo entre Comitês de Bacia movimenta a Arena Expo

O CEIVAP, Comitê Guandu, Comitês afluentes fluminenses, mineiros e paulista e Comitês da Baía de Guanabara e da Baía da Ilha Grande se uniram, em mais uma edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB). Em estande conjunto, o objetivo foi fortalecer a “Integração pelas Águas”, por meio de diálogos e rodas de conversa sobre saneamento básico, restauração florestal, educação ambiental, entre outros temas.

Com o tema central “Gestão das Águas - #FALACOMITÊ”, o 21º ENCOB reuniu mais de 1.300 participantes, do dia 21 a 25 de outubro, no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu/PR. O CEIVAP marcou presença no evento, representando por sua diretoria colegiada e membros da composição plenária. Para a presidente do Comitê, Renata Bley, o evento é sempre uma oportunidade de crescimento e aprendizado. “O ENCOB caracteriza um espaço de troca muito rico. Os fóruns e rodas de conversa são grandes oportunidades para trocar experiências e criar sinergias para o avanço na gestão de recursos hídricos conjuntamente, nos estados e no país”.

A programação do ENCOB contemplou temas atuais e de importância estratégica para a gestão hídrica junto aos CBHs. A presidente do CEIVAP, Renata Bley, representou o Comitê na mesa de debates acerca do tema “Planejamento político institucional nos comitês de bacia: como estamos nos fortalecendo no sistema”. Além disso, o CEIVAP também conduziu importantes discussões sobre “Como o Plano de Recursos Hídricos contribui na Segurança Hídrica na sua Bacia”. Durante o evento foi realizada a Assembleia do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em que o Comitê foi representado pelo seu vice-presidente, Matheus Cremonese.

O ENCOB é organizado anualmente pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), e sua próxima edição, em 2020, será em Curitiba/PR.



04-11-2019


Outras Notícias

Mais Notícias »