Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Prazo para cadastro de usuários se encerra em 31 de agosto


Foto: Imagem de Divulgação
Cadastro de Usuários é feito pelo SISEMAnet

Reta final para que os usuários de recursos hídricos do Estado de Minas Gerais informem a situação de seus empreendimentos ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) . Até 31 de agosto, informar é preciso inserir no Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos (Siscad) a previsão de vazões a serem medidas no ano corrente de 2020, bem como as vazões efetivamente medidas em 2018. 

O cadastro é um conjunto de informações sobre usuários, usos e interferências nos recursos hídricos, tais como captação de água e lançamento de efluentes líquidos nos cursos e corpos d’água. Seu objetivo é ampliar e atualizar o conhecimento da situação dos múltiplos usos das águas a partir da identificação de como, onde, quanto e para que elas são usadas. 

A prestação de informações previstas e medidas no Siscad são obrigatórias e exigidas para fins de cálculo da cobrança pelo uso do recurso hídrico. O cadastro se dá por meio do preenchimento do formulário eletrônico no portal Sisemanet. À medida em que se preenche o formulário de caracterização da interferência, o sistema apresenta os campos a serem respondidos, evitando o preenchimento de informações desnecessárias. 

O Siscad tem regras de consistência que impedem o envio de uma declaração sem o preenchimento de informações obrigatórias ou com o balanço hídrico negativo. Faz, ainda, interface direta com outros sistemas como o Sistema de Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos (Siscob). 

Com informações do Sisema



20-08-2019


Outras Notícias

Mais Notícias »