Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Megacidades criam aliança para melhorar gestão hídrica


Foto: Banco Mundial/Allison Kwesell
Serviu de preparação para a Conferência Internacional da MAWAC (EauMega 2020)

Representantes de megacidades latino-americanas reuniram-se na cidade de São Paulo, nos dias 7 e 8 de maio, para discutir desafios e soluções relacionados à gestão da água diante das mudanças climáticas. O evento foi organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), reunindo representantes de Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Rio de Janeiro, São Paulo, Lima e Santiago. 

No primeiro dia de evento, os participantes discutiram os desafios atuais e futuros das mudanças climáticas que impactam a segurança hídrica na região da América Latina e do Caribe, os riscos para as atividades econômicas e a estabilidade social, analisando possíveis soluções. As megacidades participantes apresentaram seus sistemas de água e saneamento, desafios atuais, questões emergentes e meios de planejar e gerir a água no futuro. 

No segundo dia, um grupo restrito de especialistas conheceu melhor o funcionamento da Aliança de Megacidades para a Água e o Clima (MAWAC, na sigla em inglês) e discutiu o Termo de Referência para uma aliança regional na América Latina e no Caribe. Eles concordaram que a Aliança deve melhorar a cooperação entre as megacidades latino-americanas e caribenhas nos campos relacionados à pesquisa, soluções técnicas, educação, informação e políticas públicas relacionadas à gestão hídrica. 

O encontro também foi momento de preparação para a Conferência Internacional da MAWAC (EauMega 2020), que será realizado na Sede da UNESCO, em Paris (França), no próximo ano. 

Com informações da Organização das Nações Unidas (ONU)


Outras Notícias

Mais Notícias »