Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

CEIVAP na Escola mobiliza alunos e professores em Resende/RJ


Foto: Raíssa Galdino
Participantes reunidos na abertura do evento

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) realizou ontem, 21 de novembro, no Colégio Aplicação, em Resende/RJ, o evento piloto referente ao CEIVAP na Escola. A iniciativa consiste em um trabalho junto aos municípios inseridos na bacia do Paraíba do Sul, por meio de suas Secretarias de Educação, para distribuição de material educativo a alunos e educadores das redes pública e privada com a realização de atividades de capacitação e sensibilização.

A abertura do evento contou com a presença de representantes da diretoria do Comitê, da Agência de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), da Escola Municipal Noel de Carvalho, do Colégio Aplicação e da Secretaria de Educação de Resende.  Para Matheus Cremonese, vice-presidente do CEIVAP, disseminar a ideia de educação ambiental através de ações como essa é fundamental. “Dar um passo para dentro da escola leva o Comitê para outro cenário, traz novos atores e nos leva a um novo público. Começa a ter uma sinergia diferenciada no modo de enxergar a gestão de recursos hídricos e a bacia, com as crianças, jovens e os professores, que são um dos principais formadores de opinião”.

Resende foi escolhida para receber o evento piloto por ser a sede do Comitê, e também, uma das cidades contempladas anteriormente com editais de programas de Educação Ambiental do CEIVAP. Alunos e professores do Colégio Aplicação e da Escola Municipal Noel de Carvalho estiveram reunidos para atividades direcionadas, como oficinas de educação ambiental, prática em laboratório, teatro e contação de histórias, além de capacitação dos educadores, que receberam materiais especializados para serem trabalhados em sala de aula.

Para o superintendente da Secretaria de Educação da cidade, Mario José Dias, o CEIVAP vem acrescentar para o município e as escolas contempladas. “É a introdução de um projeto na escola, que com o intuito de sensibilizar não apenas os alunos, mas também os educadores e toda a comunidade escolar, vem como suas famílias”, salientou.

Cartilhas do CEIVAP na Escola

O material educativo é composto por quatro cartilhas elaboradas por profissionais especializados das áreas comunicacional, didático-pedagógica e técnico-ambiental, conforme as diretrizes curriculares do MEC e considerando-se os diferentes perfis etários para a devida abordagem dos temas em sala de aula. Este material poderá ser usado de forma livre pela instituição que o receber, para fins educativos e de conscientização sobre o tema, junto a estudantes e sociedade em geral.


Outras Notícias

Mais Notícias »