Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

CEIVAP realiza últimas plenárias de 2018


Foto: Acervo AGEVAP
Cerca de 40 representantes estiveram presentes

As últimas reuniões de 2018 do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) foram realizadas no dia 18 de outubro, em sua sede, em Resende/RJ. A pauta das plenárias contemplou a apresentação de propostas de ampliação de projetos ambientais na bacia, entre elas o Programa de Tratamento de Águas Residuárias (Protratar) e a uma nova estruturação para a Escola de Projetos do Comitê.

Na ocasião, foram realizadas a 3ª Reunião Extraordinária do CEIVAP, que que tratou da revisão do Regimento Interno do colegiado; a 2ª Reunião Ordinária do CEIVAP, que aprovou as deliberações referentes ao Potratar, a Escola de Projetos, além da criação do Grupo de Trabalho Regularização de Vazões nas bacias dos Rios Pomba e Muriaé (GT Vazões Pomba/Muriaé); e a 4ª Reunião Extraordinária do CEIVAP, que levantou discussões acerca da implantação do Projeto Nascentes do Paraíba.

Para a presidente do CEIVAP, Monica Porto, a reunião gerou discussões acerca de pautas importantes, desde itens técnicos a institucionais. “Aprovamos novas iniciativas na área de capacitação, a ampliação de programas já existentes, abordarmos questões relevantes sobre projetos de PSA Hídrico. O que eu acho importante é conseguirmos sempre a colaboração de todos os setores, todos os estados, visto que é essa participação conjunto que vai nos levar a verdadeira integração”, ressaltou.

 

Protratar impulsiona o tratamento de esgoto na Bacia

Considerando a fragilidade dos municípios em viabilizar a implantação e/ou ampliação de seus sistemas de esgotamento sanitário, o CEIVAP lançou o Programa de Tratamento de Águas Residuárias (Protratar), com o aporte de recursos para esta finalidade, a serem investidos nas cidades da área de abrangência da bacia. O Programa visa reduzir os níveis de poluição hídrica e impulsionar a implantação de sistemas e de instrumentos de gestão.

 

Escola de Projetos em todas as regiões da Bacia

Implantada em 2016, a Escola de Projetos do CEIVAP capacita profissionais e futuros profissionais para atuar no acompanhamentos dos programas e projetos financiados pelo Comitê. A ampliação do programa visa promover ações conjuntas e sinérgicas junto aos Comitês Afluentes da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Esta reestruturação possibilitará a construção de ações, estudos e projetos conjuntos, otimizando custos técnicos, operacionais e administrativos.


Outras Notícias

Mais Notícias »