Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

CEIVAP aborda sustentabilidade hídrica da bacia do rio Paraíba do Sul


Foto: Raíssa Galdino
Cerimônia de abertura do Simpósio

Abordando a temática “Sustentabilidade hídrica na bacia do rio Paraíba do Sul: desafios atuais e futuros”, o vice-presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), Matheus Cremonese, abriu o ciclo de palestras da terceira edição do Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul. O evento, realizado de 27 a 29 de agosto, na cidade de Juiz de Fora/MG, reuniu cerca de 300 participantes, entre técnicos, pesquisadores e estudantes.

O Comitê e sua secretaria executiva, a Agência de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), foram um dos apoiadores e patrocinadores do evento. O Simpósio foi realizado com o objetivo de consolidar parcerias e atividades em uma rede de pesquisa em recursos hídricos e meio ambiente de bacias hidrográficas, para suporte ao processo de gestão das águas em cada região da bacia do Paraíba do Sul.

Durante a abertura do evento, Matheus Cremonese expôs a importância da realização do evento, no sentido de envolver representantes de outros comitês, instituições e população em debates pertinentes sobre os aspectos e gestão na bacia do Paraíba. “O Simpósio pode ser colocado como fonte e base de informação técnica precisa, clara e objetiva para que possamos tê-las nas mãos para subsidiar ações e projetos de recuperação ambiental”.

Também compondo a abertura do Simpósio, o diretor-presidente da AGEVAP, André Marques, falou sobre a interligação do meio técnico e acadêmico na busca de soluções para os desafios e problemas que existem na bacia. “O Simpósio é o espaço ideal para compartilhamento de ideias e experiências. Vimos trabalhos muito interessantes que irão enriquecer tecnicamente debates e planejamentos futuros”.

A programação do simpósio foi composta por mesas-redondas, sessões plenárias e exposições de painéis contendo projetos e pesquisas na área da bacia do Paraíba do Sul. No primeiro dia do evento, a presidente do CEIVAP, Monica Porto, marcou presença na mesa redonda sobre gestão da qualidade da água. Em sua fala, destacou o desafio do enquadramento de corpos d’água em bacias interestaduais e enfatizou: “Enquadramento é bom senso”.

 

Escola de Projetos do CEIVAP

A Escola de Projetos do CEIVAP foi uma das ações pontuadas pelo diretor da AGEVAP, que durante a abertura do simpósio explicou o programa e falou sobre a parceria entre a Agência, o Comitê e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Podemos definir a Escola de Projetos como uma ação voltada para estudantes universitários interessados em gestão de projetos na bacia do Paraíba do Sul, a ideia é aprender fazendo”.


Outras Notícias

Mais Notícias »