Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Representantes do CEIVAP avaliam Fórum Mundial da Água


Foto:


Pela primeira vez no Hemisfério Sul, o 8º Fórum Mundial da Água foi realizado em Brasília/DF, do dia 17 a 23 de março. O evento reuniu cerca de 100 mil pessoas, entre palestrantes, congressistas e visitantes interessados na temática. O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) esteve presente, acompanhando toda a programação do Fórum, representado por seus membros e diretoria, uma comitiva de 12 participantes.

Em especial para o CEIVAP, o Dia Mundial da Água, 22 de março, foi motivo de muita comemoração, pois a data marca os 22 anos de atuação do Comitê na gestão da bacia do Paraíba do Sul. E, para o Brasil, o dia 22 também representa marco, diante da aprovação dos “10 princípios da justiça pela água”, documento que apresenta diretrizes para o reconhecimento do acesso à água como direito fundamental.

O vice-presidente do Comitê, Matheus Cremonese, expôs suas impressões acerca do que viu nas palestras. “Para mim, fica nítido que a água é uma pauta imprescindível para todos os governos, países e pessoas. As mesas redondas e apresentações que eu pude acompanhar sinalizaram que não tem como voltar atrás, nas próximas décadas teremos que discutir as questões relacionadas à água com muito mais ênfase”.

Entre os temas abordados no Fórum, destacam-se segurança hídrica, água e desastres naturais, crise hídrica, conservação da água e do solo, saneamento básico, educação ambiental, água transfronteiriça, redes de monitoramento e governança das águas, todos no contexto do Brasil e do mundo. Com o tema central “Compartilhando a Água”, como o próprio termo sugere, o Fórum representou para o país uma oportunidade única de troca e intercâmbio de ideias e soluções.


Outras Notícias

Mais Notícias »