Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

AGEVAP assina Contrato de Gestão


Foto:


A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) assinou seu terceiro Contrato de Gestão com o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) para atender mais dois Comitês de Bacia do Estado do Rio: o Comitê da Baía de Guanabara e o Comitê da Baía de Ilha Grande. O compromisso foi firmado na manhã do dia 26 de dezembro, na Superintendência Regional da Baía de Guanabara, em Niterói/RJ. 

O evento contou com a presença do diretor-presidente da AGEVAP, André Luís de Paula Marques, do diretor geral do Comitê da Baía de Guanabara, Izidro Paes Leme Arthou, do presidente do Comitê da Baía de Ilha Grande, Thiago Menezes, além de outros representantes dos colegiados e do INEA. 

Com o novo contrato, a AGEVAP passa a exercer a função de agência de bacia de dez comitês, sendo um federal e nove estaduais: Comitê Médio Paraíba do Sul, Comitê Baixo Paraíba do Sul, Comitê Piabanha, Comitê Rio Dois Rios, Comitê Guandu, Comitê Baía de Guanabara e Comitê Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro; Comitê Pomba Muriaé e Comitê Preto Paraibuna, em Minas Gerais; e o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP).

 

COMITÊ DA BAÍA DE GUANABARA

O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá foi instituído pelo Decreto Estadual 38.260, de 16 de setembro de 2005. A Superintendência Regional da Baía de Guanabara atua na Região Hidrográfica V, que possui extensão aproximada de 4.800 km². Sua área de abrangência engloba 16 municípios: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Nilópolis em sua totalidade e parte de Maricá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.

 

COMITÊ DA BAÍA DE ILHA GRANDE

O Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande foi criado por meio do Decreto Estadual nº 43.226, de 7 de outubro de 2011. Com sede em Angra dos Reis, a Superintendência Regional da Baía da Ilha Grande atua na Região Hidrográfica I, localizada ao sul do Estado do Rio de Janeiro, e abrange totalmente os municípios de Angra dos Reis e Paraty, e, parcialmente, a cidade de Mangaratiba.

 

 


Outras Notícias

Mais Notícias »