|
A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou, no dia 1º de abril, o “Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil”. A publicação traça um panorama das demandas pelos recursos hídricos em todos os municípios brasileiros, entre os anos de 1931 e 2030.
O Manual é parte de um estudo abrangente, que contemplou a definição de métodos, a construção de bases de dados e a produção, armazenamento e disponibilização de resultados de estimativas de usos consuntivos da água para todos os municípios brasileiros. A evolução da malha territorial é acompanhada desde 1931 (1.365 municípios) e prossegue na atualidade (5.570 municípios). Também foram realizadas projeções das demandas até 2030, totalizando, portanto, 100 anos de investigação sobre os usos da água.
As categorias consideradas são o abastecimento humano (urbano e rural), o abastecimento animal, a indústria de transformação, a mineração, a termoeletricidade e a irrigação. Adicionalmente, foi feito um diagnóstico da evaporação líquida de reservatórios artificiais, que, individualmente, podem estar associados a um uso específico da água (irrigação, aquicultura, abastecimento público, geração de energia etc.) ou atender usos múltiplos.
| |