|
Em junho deste ano, foi lançado o livro “Agua y Saneamiento Básico en el Siglo XXI: Brasil y Costa Rica”. A publicação traz como conteúdo um intercâmbio de experiências sobre o setor de saneamento brasileiro e costa-riquenho. O livro conta com a participação de um colaborador da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e membros do Comitê Médio Paraíba do Sul.
O engenheiro ambiental e especialista em Recursos Hídricos da AGEVAP, Leonardo Guedes, foi responsável pelo capítulo “Esgotamento Sanitário no Médio Paraíba do Sul: avanços e desafios no Brasil” juntamente com o presidente do CBH Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) e professor do IFRJ/Pinheiral, José Arimathéa Oliveira, e com o professor universitário e engenheiro da Defesa Civil de Angra dos Reis/RJ, Pedro França Magalhães. Vera Lúcia Teixeira, mestranda do ProfÁgua/UERJ e secretária do CBH-MPS, assinou o capítulo “Gestão de Recursos Hídricos no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro: avanços e desafios”, juntamente com duas professoras do mestrado.
Leonardo Guedes falou sobre sua experiência relacionada a participação no livro. “Conhecer a realidade de outro país é interessante para termos uma visão sistêmica do desafio global que enfrentamos com a destinação, principalmente, do esgoto doméstico e compartilhar ideias em prol da melhoria dos recursos naturais, em especial a água, nesse caso”.
|
|