Ed. 56 | 16 de abril de 2018

CEIVAP debate a gestão
hídrica em Minas Gerais

Reunião conjunta entre o Comitê, AGEVAP, Ministério
Público e Igam teve a participação de 63 municípios

Cerca de 120 pessoas estiveram presentes

O vice-presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), Matheus Cremonese, participou, no dia 13 de abril, da reunião conjunta com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e as prefeituras da zona da mata. O evento foi realizado no auditório da ACISPES, em Juiz de Fora (MG), com a presença de 120 participantes, entre eles representantes de 63 municípios da porção mineira da bacia do Paraíba.

O principal objetivo do encontro foi promover o debate acerca dos aspectos do sistema de gerenciamento de recursos hídricos na bacia do rio Paraíba do Sul, a nível federal e estadual. Os Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Preto Paraibuna e do Rio Pomba/Muriaé (COMPÉ) também foram representados na ocasião.

A palestra de abertura “Municípios e Terceiro Setor na Governança Hídrica: Problemas, desafios e perspectiva integradora de órgãos públicos” foi ministrada pelo Promotor de Justiça, Dr. Bergson Cardoso. Já o representante do IGAM, Heitor Soares Moreira, apresentou o cenário atual da bacia do Paraíba do Sul, com enfoque na região hidrográfica do estado de Minas Gerais.

O vice-presidente do CEIVAP conduziu a palestra “Comitês de Bacias Hidrográficas: como se organizam e como funcionam”, e a especialista em recursos hídricos da AGEVAP, Ingrid Delgado, apresentou a Agência da Bacia do Paraíba do Sul no contexto da Política Nacional de Recursos Hídricos. A pauta do dia foi encerrada com um debate entre os representantes e os municípios presentes.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação