Ed. 37 | 28 de novembro de 2017

Oficina promove integração
dos organismos de bacia

Evento se torna espaço de debate e intercâmbio de experiências sobre a gestão das águas na América Latina

Presidente da ANA, Vicente Andreu, abrindo o evento

Entre 22 e 24 de novembro, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) realizaram a Oficina de Integração dos Organismos de Bacias Hidrográficas da América Latina em Brasília/DF. O encontro visa a estimular a construção de um espaço de debate e um intercâmbio de experiências sobre a gestão das águas na América Latina para identificar práticas de planejamento e gestão que estão sendo realizadas na região. O evento também busca promover a integração e a cooperação entre os países latino-americanos para participação no 8º Fórum Mundial da Água, que vai acontecer na capital federal de 18 a 23 de março de 2018.

A programação do evento contou uma mesa de diálogo sobre os organismos de bacia e a gestão sustentável da água, que teve como moderador o ex-diretor da ANA, Paulo Varella. Na sequência, uma mesa de diálogo sobre a representatividade e o poder decisório dos organismos de bacia, moderada pelo representante da Federação Nacional de Cooperativas de Serviços Sanitários, do Chile, Guillermo Saavedra.

O debate principal foi sobre boas práticas na gestão sustentável de uma bacia hidrográfica, moderados pela representante da Associação Sustentável pela Mulher, do México, Lydia Meade e pelo secretário executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), Francisco Lahóz, com apresentações de representantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação