|
De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), divulgado na última terça-feira (21), o Brasil lidera a lista de dez países com maior perda anual líquida de florestas entre os anos de 2010 e 2020.
Segundo a pesquisa, o país perdeu 1,5 milhão de hectares a cada ano na última década. Apesar do resultado, o volume da área perdida foi reduzido. Entre 1990 e 2000, o Brasil registrou uma perda de 3,78 milhões a cada ano e, na década seguinte, o número ficou próximo de 3,95 milhões.
Os outros nove países da lista são: República Democrática do Congo, Indonésia, Angola Tanzânia, Paraguai, Mianmar, Camboja, Bolívia e Moçambique.
No lançamento do relatório anual de Avaliação Global de Recursos Florestais, a diretora adjunta da FAO, Maria Helena Semedo, ressaltou a importância do estudo para a criação de políticas e elaboração de subsídios para tomada de decisões relacionadas ao combate ao desmatamento e à degradação florestal.
No texto, estão disponíveis mais de 60 indicadores coletados em todos os países e regiões. Segundo a FAO, esta é a avaliação mais abrangente que a ONU já realizou sobre o tema. Clique aqui e veja a pesquisa na íntegra.
Com informações da Organização das Nações Unidas (ONU)
|
|