|
Em comemoração ao seu 22º aniversário, o Projeto Piabanha lançou a campanha “Em defesa do rio, em defesa da vida!” nas redes sociais. A ação tem o intuito de incentivar a conservação, proteção e recuperação de espécies de peixes em extinção no rio Paraíba do Sul.
Segundo o diretor geral da instituição, Luiz Felipe Daudt de Oliveira, o Piabanha quer ampliar sua área de atuação, consolidar o uso de novas tecnologias em prol dos rios e da vida e fomentar sua inserção no movimento ambiental, que pouco a pouco tem substituído hábitos arcaicos e arraigados pela disseminação de boas práticas de conservação para atender às expectativas de corações e mentes.
A campanha teve início na última segunda-feira (8) e conta com o apoio do Instituto Humanize, Pesagro-Rio, Carinho Eco Green (Copapa), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (CEPTA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Universidade Mogi das Cruzes.
O Projeto Piabanha
O Projeto Piabanha é uma iniciativa da Associação de Pescadores e Amigos do Rio Paraíba do Sul, uma organização da sociedade civil de interesse público municipal e estadual, com sede na cidade de Itaocara, na região noroeste fluminense. Por meio dele, tem sido possível mobilizar recursos, tecnologias e pessoas em defesa dos mananciais hídricos, em especial para a conservação dos peixes da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, com ênfase nas espécies ameaçadas de extinção.
Em 22 anos de existência, o Projeto consolidou estudos, pesquisas, experiências e resultados que têm contribuído para a execução do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Aquáticas Ameaçadas de Extinção da Bacia do Rio Paraíba do Sul (PAN). Atualmente, o Piabanha retém o maior plantel de reprodutores de espécies nativas de peixes da bacia.
Com informações do Serra News
| |