|
A Comissão Especial Permanente de Articulação do CEIVAP e do Comitê Guandu se reuniu, no dia 6 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. O grupo, criado como espaço de inter-relação entre os Comitês, retomou as discussões ocorridas anteriormente no âmbito da Comissão e reafirmou a parceria dos colegiados no desenvolvimento de ações para garantir a segurança hídrica nas bacias do Paraíba do Sul e do Guandu.
O grupo vinha discutindo o financiamento de projetos na área de saneamento ambiental, visando contribuir com a universalização do saneamento básico, e, também, o fomento a programas e ações que aumentem a segurança hídrica nas bacias. Estas iniciativas já são o resultado de um alinhamento estratégico entre os Comitês, que visa beneficiar os municípios inseridos das bacias e suas populações.
Com o apoio de sua secretaria executiva, a AGEVAP, os Comitês já estão atuando juntos no segundo edital do Programa de Tratamento de Águas Residuárias (PROTRATAR). O resultado final do edital, com a lista dos municípios contemplados, foi divulgado recentemente, e a cidade de Piraí/RJ, inserida tanto na bacia do Paraíba quanto na do Guandu, irá receber mais de R$ 17 milhões, aportados pelo CEIVAP e pelo Guandu. Projetos como esse serão o foco desta parceria.
A Comissão é composta por representantes das diretorias do CEIVAP, Comitê Guandu e AGEVAP, Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA/RJ), Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE/SP) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM/MG).
|
|