CEIVAP marca presença no XII ECOB
A 12ª edição do Encontro de Bacias do Rio de Janeiro aconteceu entre os dias 13 e 16 de abril, em Miguel Pereira/RJ
O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas realizou a sua 12ª edição do Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB-RJ 2026), entre os dias 13 e 16 de abril de 2026, no município de Miguel Pereira, localizado na região Centro-Sul Fluminense.
A edição deste ano foi realizada em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) e da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), fortalecendo a articulação institucional e ampliando o alcance das discussões sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos no estado. O evento também contou com a parceria da Rio Power. Realizado desde 2013, o ECOB 2026 trouxe como tema central “Turismo Sustentável de Base Comunitária como Instrumento de Regeneração Socioeconômica e Ambiental”, destacando o papel estratégico do turismo sustentável no fortalecimento das comunidades locais e na preservação ambiental.
O evento reuniu os nove comitês de bacias hidrográficas do estado do Rio de Janeiro, além de especialistas, pesquisadores, representantes de órgãos governamentais e diversos atores ligados à gestão de recursos hídricos, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e o debate sobre soluções inovadoras voltadas à gestão sustentável das bacias hidrográficas fluminenses.
A programação do encontro foi diversificada, incluindo oficinas, capacitações, palestras, painéis de discussão, workshops e atividades de networking, proporcionando um ambiente de aprendizado e articulação entre os participantes.
A diretoria do CEIVAP esteve presente durante toda a programação do evento. A presidente do comitê, Ana Asti, teve participação na mesa de diálogo sobre Economia Azul, na qual atuou como mediadora. O vice-presidente Elias Adriano e a secretária Maria Aparecida Vargas também marcaram presença, assistindo às palestras e apresentações de trabalhos científicos.
“Esse encontro é muito importante para que a gente veja a experiência dos diversos comitês dentro de uma região, além de trocar experiências para aprimorar a gestão de recursos hídricos.” Destacou a secretária do CEIVAP, Maria Aparecida Vargas.
Contém informações do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas.
Voltar