CEIVAP 30 anos: Como tudo começou?
No dia 22 de março de 1996, o Decreto Federal n° 1.842 foi responsável por instituir o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, também conhecido como CEIVAP, que consolidou a gestão participativa entre representantes do poder público, usuários da água e sociedade civil.
Ao longo de sua trajetória, o CEIVAP se tornou pioneiro na implementação da metodologia da cobrança pelo uso da água, permitindo que o comitê passasse a arrecadar recursos financeiros diretamente de quem a utiliza, reinvestindo esses valores em projetos de recuperação e tratamento de esgoto, por exemplo.
Referência nacional em gestão de recursos hídricos, o CEIVAP já investiu mais de R$ 300 milhões em programas e projetos na bacia do Paraíba do Sul, garantindo segurança hídrica para aproximadamente 14,2 milhões de habitantes.
Voltar