Ed.173 | 13 de janeiro de 2026

Institucional

Estação de tratamento de esgoto da Caesb, em Brasília. Crédito: TV Brasil

Secretaria Executiva do CBH Rio Dois Rios recebe pesquisadores alemães para coleta de dados

A equipe da secretaria executiva do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) recebeu, no dia 3 de dezembro, pesquisadores do Institute for Natural Resources Technology and Management (ITT), localizado em Colônia, na Alemanha. A equipe está desenvolvendo ferramentas geoespaciais de análise da paisagem onde existe cafeicultura. A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa internacional que busca treinar modelos de Inteligência Artificial (IA) para identificar plantações de café em diferentes sistemas de cultivo. A tecnologia é crucial para diferenciar o café cultivado em sistemas agroflorestais, onde ele se mistura com a vegetação nativa e é de difícil identificação por meio de imagens orbitais tradicionais.

O objetivo da coleta de campo foi a obtenção de imagens geoespaciais de paisagens com os diferentes sistemas produtivos de café, desde os de monocultivo até os sombreados, no sistema agroflorestal. A técnica geoespacial adotada, inicialmente para paisagens com café, também permite inúmeras aplicações na gestão dos recursos hídricos, principalmente a detecção de pontos estratégicos para intervenções voltadas à preservação e conservação dos recursos hídricos.

Entre os dias 1º e 3 de dezembro, os pesquisadores percorreram a região para realizar trabalhos de campo e coletar imagens nos municípios de Trajano de Moraes, Bom Jardim e Duas Barras. Depois disso, os pesquisadores e os técnicos da secretaria executiva do CBH-R2R realizaram uma oficina de discussão e debate dos resultados obtidos no campo, momento em que foi possível refletir sobre a utilização da técnica na gestão dos recursos hídricos e discutir potenciais parcerias entre o CBH-R2R e o instituto alemão.

O CBH-R2R e o ITT já possuem um histórico de atuação em conjunto na região. Entre os anos de 2014 e 2017, diversos estudos e intervenções foram realizados por meio do Projeto Intecral (Secretaria Estadual de Agricultura). E, desde então, o CBH-R2R mantém diálogo com os pesquisadores alemães, pois entende que a colaboração reforça a importância da cooperação internacional na gestão dos recursos hídricos e territorial, na inovação no campo e no desenvolvimento sustentável da região do Comitê Rio Dois Rios.

Com informações do CBH Rio Dois Rios.


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação