Ed.161 | 05 de novembro de 2024

CBHs Afluentes

CBHs afluentes realizam evento online sobre educação ambiental

No dia 22 de novembro, os Comitês de Bacias Hidrográficas do Médio Paraíba do Sul, Piabanha, Rio Dois Rios e Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana promoverão um seminário online a ser transmitido ao vivo a partir das 10 horas. O tema principal será "O papel da educação ambiental na gestão das crises climáticas".

A programação se constitui na apresentação de três palestras e uma rodada de perguntas permeada por um bate-papo informal com os palestrantes, que contará com a participação de representantes dos quatro comitês de bacias organizadores, e de representantes do CEIVAP.

A primeira palestra será com a professora Adriana Massaê Kataoka, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que também é coordenadora nacional do Global Youth Climate Pact (Pacto Global dos Jovens pelo Clima) no Brasil. Sua apresentação terá como tema "Urgência Climática: como a Educação Ambiental pode fazer a diferença".

A segunda palestra será ministrada pelo professor e educador ambiental Vilmar Alves Pereira, da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), que terá como tema “Educação Ambiental na América Latina: fecundidade e desafios para o contexto dos Recursos Hídricos".

E a terceira palestra será sobre "Ciência Cidadã como Ferramenta para a Gestão de Risco de Desastres" e será apresentada pela professora Maria Clara Fava, da Universidade Federal de São Carlos, que atua principalmente com modelagem hidrológica e hidráulica, gestão de risco de desastres, drenagem urbana sustentável e uso de dados de ciência cidadã.

De acordo com os organizadores, o evento tem como principal objetivo, contribuir para aumentar a compreensão sobre a relação entre educação ambiental e mudanças climáticas. Já sob o aspecto estratégico, o evento visa promover um espaço para compartilhar experiências e melhores práticas na implementação de programas de educação ambiental que abordem as crises climáticas; incentivar iniciativas locais que envolvam a comunidade na mitigação e adaptação às mudanças climáticas; além de facilitar o diálogo entre diferentes setores (educação, meio ambiente, políticas públicas) para a construção de soluções colaborativas.

O evento será transmitido pelo canal Quatro Águas no YouTube (www.youtube.com/@QuatroAguas).

Com informações dos CBHs afluentes fluminenses


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação