Ed.160 | 28 de junho de 2024

CBHs Afluentes

Créditos: Acervo CBH-MPS

Oficina inicia construção do Plano de Educação Ambiental do Comitê

O Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) acaba de dar um importante passo rumo à construção de um Plano de Educação Ambiental. Na última segunda-feira, dia 10, foi realizada a 1ª Oficina Integrativa de Educação Ambiental, organizada pela empresa Tractebel Engineering, contratada pelo Comitê. O encontro, que marcou o início do debate para a elaboração do Plano de Educação Ambiental do CBH-MPS, aconteceu na Biblioteca Municipal de Volta Redonda-RJ durante todo o período da tarde.

O evento começou com a empresa explicando os objetivos da oficina e o discurso de boas-vindas feito pelo presidente do Comitê Médio Paraíba do Sul, Luis Felipe Cesar, e pelo coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental, André Moreira. Em seguida, representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) falaram sobre as oficinas de Educação Ambiental voltadas para os nove comitês do Estado que estão previstas para este segundo semestre. Em seguida, o público conferiu uma palestra ministrada pelo representante do CEIVAP, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, Eduardo Rodrigues, que explicou como foi elaborado o Programa e Plano de Educação Ambiental do Ceivap, o PPEA.

Seguindo a programação, a empresa Tractebel apresentou uma palestra sobre os Objetivos e Metas dos ODS e sua utilização em planos de educação ambiental. Por fim, foi realizada uma dinâmica com os participantes do evento que puderam contribuir com sugestões de atividades que possam auxiliar na busca por um planejamento estratégico adequado, por meio da ferramenta de gestão chamada SWOT, sigla que vem de Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

O Plano de Educação Ambiental do Comitê deve corroborar com as diretrizes e metas estabelecidas pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê Médio Paraíba do Sul (CTEA), contemplando as demandas específicas da região. O documento está previsto para ser entregue pela empresa contratada até fevereiro do ano que vem.

Com informações do Comitê Médio Paraíba do Sul


Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação