Ed.127 | 31 de maio de 2021

Institucional

Plano de Recursos Hídricos e Programa Monitorar pautam reunião da CTC do CEIVAP

O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Paraíba do Sul (PPIRH-PS) e o Programa Monitorar foram os destaques da última reunião da Câmara Técnica Consultiva (CTC) do CEIVAP, realizada no dia 13 de maio.

A apreciação do PPIR-PS rendeu elogio dos membros ao sistema e a todo processo. “Nós estamos vivendo um momento especial, acompanhamos durante os cinco anos de construção desse plano. Gostaria de parabenizar a equipe da AGEVAP e a todos os envolvidos na elaboração desse documento”, ressaltou João Gomes.

A reformulação da estrutura do instrumento de gestão é inédita e contemplará as necessidades tanto do CEIVAP quanto dos comitês das bacias afluentes do Paraíba do Sul. Com a apreciação da CTC, o documento segue para aprovação da plenária do Comitê.

Outro avanço para a região hidrográfica que também foi pauta da reunião é o Programa Monitorar. Construído em paralelo com o Plano de Bacia, ele prevê a elaboração de uma rede de monitoramento quali-quantitativo da água para uma atualização de dados periódica, no âmbito da bacia, em parceria com os órgãos gestores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O projeto funcionará como base para a gestão de recursos hídricos, auxiliando nas tomadas de decisão ao longo da bacia. De acordo com o Plano de Aplicação Plurianual, o CEIVAP dispõe de cerca de R$ 9 milhões a serem destinados a ações de monitoramento hidrometereológico.

Apresentado pelo técnico da AGEVAP, Márcio Peixoto, o programa receberá contribuições dos membros da Câmara Técnica para aprovação na próxima reunião do grupo.

Aprovação do Plano de Recursos Hídricos

A aprovação do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul (PIPRH-PS) acontecerá no próximo dia 14. O tema é um dos assuntos de pauta na reunião plenária do CEIVAP. Para o projeto, o Comitê investiu cerca de R$ 2,1 milhões provenientes da arrecadação da cobrança pelo uso da água na bacia.

A reunião será transmitida, às 13h30, no canal do CEIVAP no YouTube. Clique aqui para acompanhar.

Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação