Ed.127 | 31 de maio de 2021

Gestão Paraíba do Sul

Comitês afluentes aprovam Planos de Bacia

Os Comitês do Médio Paraíba do Sul, Baixo Paraíba do Sul, Preto e Paraibuna, Rio Dois Rios, Piabanha e Pomba e Muriaé aprovaram seus planos de bacia. As ações e programas elaborados nos documentos terão um prazo de vigência de 15 anos.

Os Planos de Recursos Hídricos são planos diretores que visam fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e o gerenciamento dos recursos hídricos. Este projeto conta com um diferencial construtivo, a integração. Os planos dos afluentes de forma inédita, foram produzidos concomitantemente com o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS).

Com a reorganização estrutural, os comitês terão a garantia da integração dos instrumentos de planejamento, o fortalecimento do processo participativo e decisório, uma maior facilidade de operacionalizar a execução das ações previstas, bem como otimizar os recursos.

Com a apreciação dos membros realizada nas reuniões plenárias de cada afluente, o próximo passo para tornar este documento vigente é o envio do mesmo para o referendo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI- RJ).

Conheça os planos de cada um:

CBH Médio Paraíba do Sul
CBH Baixo Paraíba do Sul
CBH Preto e Paraibuna
CBH Rio Dois Rios
CBH Piabanha
CBH Pomba e Muriaé

Voltar


Siga-nos nas redes sociais

Desenvolvido por Prefácio Comunicação